FAQ

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que são Lubrificantes?

Substância que se interpõe entre duas superfícies em movimento, formando uma película que reduz significativamente o contato entre as partes, evitando desgaste e geração de calor.

 

É o lubrificante cuja com base provem da destilação do petróleo, posteriormente formulado e transformado mediante reações químicas realizadas em laboratório.

 

É o lubrificante com base obtida através de reações químicas realizadas em laboratório.

 
  • Lubrificar.
  • Refrigerar.
  • Limpar e manter limpos os componentes.
  • Proteger contra corrosão.
  • Vedar a câmara de combustão.

É o grau de resistência oferecido pelo próprio óleo lubrificante ao seu próprio escoamento. Esse grau é definido como a resistência que um fluido oferece ao seu próprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior será a sua capacidade de escoar (fluir). Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos experimentalmente em laboratório, utilizando-se um aparelho chamado VISCOSíMETRO. Trata-se de um teste padronizado onde se cronometra o tempo que certa quantidade de fluido leva para escoar através de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante. A temperatura do teste deve ser constante, pois a viscosidade é uma propriedade que se altera de acordo com a variação da temperatura. Quanto mais alta for a temperatura, maior será a capacidade do escoamento; ao contrário, quando em temperaturas baixas, o fluido oferecerá maior resistência ao escoamento devido ao aumento da sua viscosidade. Por que existem vários graus de viscosidade? Existem para atender às diversas especificações dos fabricantes de veículos e equipamentos.

É um óleo lubrificante elaborado para atender várias faixas de viscosidade. Isto significa que em temperaturas baixas ou altas, a fluidez do óleo é mantida, assim como, o seu poder lubrificante.

O melhor é utilizar o óleo lubrificante SAE 15W-40, pois atende a uma grande faixa de viscosidades, mantendo a eficiência da lubrificação em vários regimes de temperatura.

 

À medida do uso, ou por decurso de prazo (tempo de permanência dentro do sistema), os elementos aditivos do óleo se deterioram física e quimicamente ou ficam presos a outras substâncias químicas. Como consequência o lubrificante perde sua eficiência aumentando a geração de calor e consequentemente provocando o desgaste dos componentes.

Aconselhamos sempre seguir a recomendação do Manual do Proprietário do seu veículo.

Após o período recomendado no Manual do Proprietário, a capacidade de lubrificar e proteger ficam muito reduzidos, causando desgaste excessivo dos componentes, diminuindo a vida útil do motor.

Em caso de excesso, o consumo de óleo lubrificante aumenta poluindo o meio ambiente e ainda afetando as velas que acabam ficando contaminadas. Em caso de falta, as ações de lubrificação e refrigeração do óleo lubrificante ficam comprometidas causando vários danos ao motor, podendo até fundir.

  1. Estacione o veículo em terreno plano;
  2. Desligue o motor;
  3. Aguarde um mínimo de 5 minutos antes de verificar o nível.
  4. Faça a medição do nível de óleo (vareta).
  5. O ideal e mais correto é verificar o nível pela manhã com o motor ainda frio.

O nível ideal deve ficar entre as marcas de mínimo e máximo indicado na vareta de nível.

Sempre que o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima da vareta e ainda não for a hora da troca. Normalmente, o motor consome uma pequena quantidade de óleo durante o seu funcionamento. Se as reposições se tornarem constantes e em volumes significativos, recomenda-se verificar se há vazamentos ou desgastes excessivos dos componentes do motor.

Sim! Os resíduos gerados pelo funcionamento do motor se acumulam contaminando o óleo lubrificante, acelerando o seu desgaste. Quando é feita a reposição com óleo novo, este fica contaminado pelos resíduos já encontrados no óleo antigo, perdendo seu efeito de lubrificação e refrigeração, como consequência, o filtro de óleo do motor pode vir a ter suas passagens restringidas ou até vir a entupir. Isto diminui a circulação e aumenta ainda mais temperatura de funcionamento. Num caso de entupimento, o motor pode até fundir pela falta de lubrificação.

Não é recomendável misturar óleos lubrificantes de marcas e tipos diferentes, pois pode haver incompatibilidade entre os aditivos utilizados na formulação dos produtos e com isso causar a perda de eficiência da lubrificação.

Não! Os óleos lubrificantes são formulados para atender as exigências de desempenho dos motores determinados pelos seus fabricantes. Todos os aditivos necessários já estão contidos no óleo lubrificante na proporção adequada e, com a adição de aditivo extra, pode-se comprometer a eficiência da lubrificação e até do motor do veículo.

O óleo do motor fica escuro porque o aditivo detergente/dispersante retira e mantém em suspensão os resíduos de carbono formados no motor. Também é importante esclarecer que esta é uma condição que deve acontecer, principalmente em motores movidos à gasolina e diesel. Nos motores movidos exclusivamente a etanol, este processo é mais demorado.

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